Acompanhar música com o corpo e executar movimentos ritmados
Projeto Cantando e Encantando
APRESENTAÇÃO
A manifestação espontânea de brincar cantando, acompanha grande parte do aprendizado infantil. No início do ano letivo as cantigas começam a ser praticadas de forma natural, numa busca de aproximação e de acolhimento.
A contribuição da música na mais tenra idade e atividades recreativas da criança, estão evidenciadas na condução a socialização entre o grupo e desenvolvimento da linguagem, coordenação, senso ritmico, fatores importantes para o processo de adaptação e socialização.
Qualquer movimento adaptado a um ritmo é resultado de um conjunto completo (e complexo) de atividades coordenadas. Cantar COM gestos, dança, bater palmas, pés, são experiências importantes para a criança.
OBJETIVOS
* Desenvolver o processo de musicalização das crianças de forma lúdica, incorporando sensivelmente o mundo a sua volta, na construção do seu conhecimento corporal, de linguagem e ritmo.
Objetivos específicos
* Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais;
* Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fonte sonora e produções musicais;
JUSTIFICATIVA
Segundo o Referencial Curricular para Educação Infantil, a música vem ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos, alguns dos quais alheios as questões próprias dessa linguagem.
Do ponto de vista pedagógico, as cantigas infantis são consideradas completas: brincando de roda, gestos, cantar, gritar, balbuciar, a criança exercita naturalmente o seu corpo, desenvolve o raciocínio e a memória, estimula o gosto pelo movimento e canto.
DESENVOLVIMENTO
Mais que passatempos, as brincadeiras de roda e música desenvolvem a expressão oral, a audição e o ritmo dos pequenos. Enquanto rodam no pátio, cantando as divertidas canções, eles ainda se exercitam, trabalhando o equilíbrio e a coordenação motora. Mas incentive as adaptações e a criação de movimentos. Assim, você mantém o interesse da garotada em alta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário