domingo, 15 de março de 2009

Afetividade X Educação


Seria um esforço inócuo imaginarmos uma educação de qualidade sem levar em conta as peculiaridades que envolvem cada aluno.
Antes de atingir todos os pressupostos da formação do cidadão competente, atuante, produtivo e crítico, faz-se necessário considerar a compreensão da individualidade emocional de cada aluno.
Conhecer e compreender a influência da emoção no processo de aprendizagem é de suma importância para se atingir o objetivo primordial da educação.
Creio que não é preciso um vocabulário tão técnico para expor a importância dos sentimentos dos alunos quando se trata de aprendizagem. Se o aluno vive num ambiente social saudável, seu progresso na aprendizagem é garantido, excluindo casos especiais.
É bom lembrar que não é fácil adquirir as habilidades necessárias para lidar com a educação emocional nos dias atuais. Tal tarefa só será possível na medida em que o educador se disponibilizar a entrar no universo instigante da mente humana.
Ensinar e aprender é compartilhar saberes numa relação dinâmica, efetiva e afetivamente equilibrada entre professor, aluno e conhecimento.
Henri Wallon afirmou: "A emoção é altamente orgânica, altera a respiração e os batimentos cardíacos. Até o tônus muscular tem momentos de tensão e distensão que ajudam o ser humano a se conhecer".
É necessário garantir a todas as crianças o mínimo de competência para lidar com as frustrações e para resolver seus conflitos de forma positiva, proporcionando consequentemente, um desenvolvimento emocional saudável.
Dominar as habilidades essenciais de relacionamento humano não é tão simples mas, extremamente necessário.
Tanto para lidarmos com as nossas próprias emoções, como para o estabelecimento de relações humanas verdadeiramente significativas, temos de abrir nosso coração e saber ouvir o que o outro tem a dizer mesmo nos momentos em que se tem apenas o silêncio.
Original: lienemarciadeoliveira.blogspot.com

Um comentário:

  1. O professor deve da muita atenção quando o assunto é educação. Sabemos que nenhum individuo é igual ao outro,cada um tem suas singularidades, e é por meio delas que se pode ensinar a aprender, mas esse ensinar a aprender deve ser estimulado com muito amor e respeito as diferenças que o outro tem. Esse blog tem uma inicitiva fantástica, buscando mostrar a importancia da afetividade, e me ajudou bastante. obrigada.

    ResponderExcluir